Páginas

domingo, 15 de abril de 2012

Paisagens da Mata - Os Ecossistemas

Apesar de originalmente formar uma floresta contínua, até recentemente existiam diferentes denominações para a Mata Atlântica. Essas denominações eram baseadas em diversos pesquisadores que agrupavam as formações florestais de acordo com seus próprios critérios de considerações fitofisionômicas e florísticas. Quando a Constituição Federal de 1988 conferiu à Mata Atlântica o status de Patrimônio Nacional, a definição de quais áreas fazem parte do bioma passou a ser preponderante para a política de conservação. Para tanto, um seminário com pesquisadores e especialistas nos diferentes ecossistemas do bioma, organizado em 1990, pela Fundação SOS Mata Atlântica, além de critérios fitofisionômicos, considerou os processos ecológicos entre os diversos ecossistemas, tais como a relação entre a restinga e a mata, o trânsito de animais, o fluxo de genes de plantas e animais e as áreas de tensão ecológica (onde os ecossistemas se encontram e vão gradativamente se transformando).
O referido seminário demonstrou que o bioma era muito maior do que se pensava, pois até então se considerava Mata Atlântica apenas a floresta ombrófila densa. Como resultado do encontro, foi definido o conceito de Domínio da Mata Atlântica para as áreas que originalmente formavam uma cobertura florestal contínua. Após algumas reformulações, essa definição foi reconhecida legalmente pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), em 1992 e incorporado ao Decreto 750 de 1993. Hoje este conceito é reconhecido pela Lei 11.428, sancionada em 22 de dezembro de 2006.

Os Ecossistemas que formam o Bioma da Mata Atlântica e que conferem uma grande diversidade à paisagem são:

  • Floresta Ombrófila Densa - Estende-se do Ceará ao Rio Grande do Sul, localizada principalmente nas encostas da Serra do Mar, da Serra Geral e em ilhas situadas no litoral entre os estados do Paraná e do Rio de Janeiro. É marcada pelas árvores de copas altas, que formam uma cobertura fechada.
  • Floresta Ombrófila Mista - Conhecida como Mata de Araucária, pois o pinheiro brasileiro (Araucaria angustifolia) constitui o andar superior do floresta, com sub-bosque bastante denso. Reduzida a menos de 3% da área original, sobrevive nos planaltos do Rio Grabde do Sul, Santa Catarina e Paraná, e em maciços descontínuos, nas partes mais elevadas de São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais.
  • Floresta Ombrófila Aberta - A vegetação é mais aberta, sem a presença de árvores que fechem as copas no alto, ocorre em regiões onde o clima apresenta um período de dois a, no máximo, quatro meses secos, com temperaturas médias entre 24° C e 25° C. É encontrada, por exemplo, em Minas Gerais, Espirito Santo e Alagoas.
  • Floresta Estacional Semidecidual - Conhecida como Mata de Interior, ocorre no Planalto Brasileiro, nos estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Alguns encraves ocorrem no Nordeste.
  • Floresta Estacional Decidual - É uma das mais ameaçadas, com poucos remanescentes em regiões da Bahia, Minas Gerais e Piauí. Sua vegetação ocorre em locais com duas estações bem demarcadas: uma chuvosa, seguida de longo período seco. Mais de 50% das árvores perdem as folhas na época de estiagem.
  • Campos de Altitude - Normalmente ocorrem em elevações e em linhas de cumeadas, associados ou não a fragmentos florestais. A vegetação característica é formada por comunidades de gramíneas, em certos lugares, interrompida po pequenas charnecas. Frequentemente nas maiorres altitudes ocorrem topos planos ou picos rochosos, como no Parque Nacional de Itatiaia (localizado entre o Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais).
  • Brejos Iterioranos - Ocorrem como encraves florestais (vegetação diferenciada dentro de uma paisagem dominante), em meio à Caatinga e têm importancia vital para a região nordestina, pois possuem os melhores solos para a agricultura e estão diretamente assosciados à manutenção dos rios. São também conhecidas como "serras úmidas".
  • Manguezais - Formação que ocorre ao longo dos estuários, em função da água salobra produzida pelo encontro da água doce dos rios com a do mar. É uma vegetação muito característica, pois tem apenas 7 (sete) espécies de árvores, mas abriga uma diversidade de microalgas pelo menos 10 (dez) vezes maior.
  • Restingas - Ocupam grandes extensões do litoral, sobre dunas e planícies costeiras. Iniciam-se junto à praia, com gramíneas e vegetação rasteira, e tornam-se gradativamente mais variadas e desenvolvidas à medida que avançam para o interior, podendo também apresentar brejos com densa vegetação aquática. Abrigam muitos cactos, orquídeas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário